Pesquisar este blog

Páginas

25 de jul. de 2011

O radioamadorismo é maior do que qualquer um de nós poderia ser sozinho

O autor, traça um paralelo interessante sobre os desafios futuros do povo Norte Americano e do radioamadorismo.
Como somos desafiados a ajudar a impulsionar a engrenagem do nosso país em geral, não devemos negligenciar a engrenagem comparativamente menor do radioamador, a qual também necessita de muita força para manter-se girando. Certamente, o radioamadorismo é uma atividade que podemos escolher participar, ou não, dependendo de nossas circunstâncias e inclinações. De um modo geral, o radioamadorismo não coloca pão em nossas mesas ou faz nossas crianças crescerem, mas é uma atividade com muitos benefícios aos seus praticantes e ao público em geral. Assim, é seguramente um objetivo digno de assegurar que radioamador continue com vitalidade nos próximos anos.
Os leitores deste boletim são predominantemente os interessados em Contest, DXismo, Diplomas, ou apenas interessados em conhecer seus próprios limites e competir consigo mesmo. Podemos ter orgulho de nossas conquistas alcançadas. Mas e o Radioamador, o Serviço? Radioamadores, a comunidade? Como podemos nós, que procuramos compreender o poder dos multiplicadores, multiplicarmos os nossos próprios esforços para manter a engrenagem do radioamadorismo girando livre e verdadeiramente? Existem muitas maneiras.
Conheça a sua visão do radioamadorismo!
Peça para os dirigentes das organizações e clubes a partilharem a visão que eles tem do radioamadorismo. Articule sua visão e peça para outros fazerem o mesmo. Motive os outros a crescerem. Encontre um objetivo comum, onde você pode aprender com a visão de que outros tem e você não. O radioamadorismo nunca ficou estático, sempre esteve mudando, comandado por pessoas com olhos voltados para o futuro. O radioamadorismo que experimentamos hoje é a fusão das muitas visões do passado.
Entre em Ação!
Desejo não é o suficiente para construir o radioamadorismo. É inaceitável alguém esperar que outros façam o trabalho de mover a engrenagem. Radioamadorismo é, e sempre foi, um trabalho em andamento, e cada um de nós tem um trabalho a fazer neste grande empreendimento, que já tem mais de cem anos de idade e contando... A ARRL, cada clube, cada Contest foi iniciado por um punhado de amadores que agiu quando a situação demandava.
Dê o exemplo.
Seja o radioamador que você deseja que os outros sejam. Através da sua própria natureza, o radioamadorismo é uma atividade pública. O seu comportamento no ar, nas reuniões, na Internet - todos fazem uma idéia sobre você e sobre radioamadorismo que é hoje. Deixe transparecer seus princípios, então os faça surgirem, não somente na calma entre os contest, mas também na banda apinhada e mude propagação.
Seja pela instrução.
Ensine aos outros, o que eles precisam saber. O conhecimento é inútil se não for dado aos outros, então serão transformados em informação, em seguida, em sabedoria, e finalmente para além dela. Estamos mergulhados na Era da Informação. Nunca houve tantas oportunidades, espaços e tecnologias para propagação e multiplicação do conhecimento. Se você vê a necessidade de se instruir, em seguida, levá-lo de próprio a fazê-lo ou ajudar outros a fazê-lo.
Encontre uma engrenagem e ajude-a.
Todos ao seu redor são oportunidades clamando por um ombro para ajudar a girar uma engrenagem juntos, uma comissão de organização de Contest, ocupar um cargo administrativo no seu clube, trabalhar um dia para ajudar a levantar uma antena, ajudar a organizar uma turma para licenciamento ou promoção de classe. Se você está empurrando uma engrenagem, continue empurrando, e deixar que todos saibam que você sente satisfação em fazê-lo.
Construa uma engrenagem.
Cada engrenagem adicionada ao motor de radioamadorismo ajuda a impulsioná-lo mais rápido, mais distante, e mais facilmente. Aquela grande idéia não vale nada se ficar apenas em uma página de caderno, em um arquivo no computador, em seu trabalho, ou em sua mente. Cave aquele buraco, solde aquele componente, escreva aquele código, aumente a antena e inicie uma nova volta na engrenagem.
Informe outras pessoas sobre essa nova engrenagem, gire-a à luz do dia para que outros apreciem essa nova engrenagem e venham ajudá-lo a fazê-la girar mais rápido, talvez adicionar as suas próprias idéias e visão. Cada engrenagem potente que move o radioamadorismo de hoje começou com uma pequena engrenagem, que parava e partia, ficava presa, escorregava e deslizava, sendo impulsionada por indivíduos amadores, exatamente como você.
Ajude um iniciante como você que um dia pediu ajuda a um veterano. É impossível um iniciante seguir em frente, se não for bem recebido e incentivado a integrar novas fileiras. Respeite todos os outros radioamadores e o que eles contribuem. Escute os outros radioamadores que possuem competências e experiências, mesmo se, e especialmente se, elas foram diferentes das suas. Lembre-se que o radioamadorismo é um processo, uma viagem, em que estamos todos empenhados. Há sempre uma perna mais a frente de nós, não importando quantas estão atrás.
Capture as histórias
Escreva a sua própria história. Cante a sua própria canção. O radioamador tem histórias fascinantes e emocionantes para contar, sobre tecnologia, sobre exploração, sobre competição, sobre falhas e sobre êxitos. As nossas histórias são aquilo que nos unem e nos ajudam a continuar a sermos um "nós" - e não um desembreado monte de "eles". As notícias de ontem, hoje, e amanhã são todas de igual importância na história da cultura radioamadorística.
Seja um radioamador
Entre no ar fora das bandas e modos habituais. Reserve algum tempo para lidar com a grande multidão de milhares e milhares de operadores que exercem seu próprio radioamadorismo. Aprenda, cresça e torne-se um radioamador maior e melhor a cada contato e a cada encontro ou reunião. Conheça a história e emoção de radioamadores do mundo a fora, onde podem ter esquecido ou nunca terem conhecidos nossa existência.
Leve alegria ao ar, bem como a magia que reacende em nossa vida cada vez que o botão de "POWER" é pressionado. Não deixe o radioamadorismo se tornar um peso. Não deixe os incrédulos obscurecerem sua diversão. Desfrute da experiência e realização de que outros operadores vão retornar ao seu chamado muitas e muitas vezes.

Materia publicada no DX BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS7-BL