Pesquisar este blog

Páginas

21 de jul. de 2011

II - DXpedition


O que é uma DXpedição?
O que é um Pile-Up?

DXpedições (DXpeditions) são expedições realizadas por Radioamador, ou Grupos de Radioamadores, com o objetivo de fazerem DX, geralmente em locais onde a atividade Radioamadorística é escassa (ou nula) e, também, em locais inóspitos (desertos ou florestas), de difícil acesso (rochedos, morros), pouco habitados (ilhas, estações polares de pesquisa, etc.) ou ainda considerados como "especiais". Essas expedições são raras e proporcionam oportunidades únicas para que se possa, em conseqüência, conectarem-se tais locais. Como as DXpedições são noticiadas com uma certa antecedência, cria-se uma expectativa muito grande em torno delas entre os DXistas. Quando, finalmente, elas entram em operação, formam-se os inevitáveis Pile-Ups.
Pile-up seria uma situação caracterizada por uma grande quantidade de Radioamadores, espalhados pelo Planeta, tentando estabelecer, numa determinada freqüência de Rádio e ao mesmo tempo, contato com uma única estação.
Os Pile-Ups não se formam só nas DXpedições.
Me recordo que em um certo dia, era novembro, e por volta das 13 horas (hora local), estava passando pelos 10 metros quando percebi um Pile-Up simplesmente irado. Um verdadeiro "saco-de-gatos" de tanta gente falando ao mesmo tempo, uns por cima dos outros, numa balbúrdia ensandecida com "espalhos" para cima e para baixo. Afinal quem seria aquela "figurinha" causadora de tanto rebuliço?

Como adoro um Pile-Up, iniciei a escuta com mais atenção tentando identificar a tal da estação. Conseguia escutá-la repetindo os indicativos com quem confirmava o contato, seguido do clássico "five by nine", sem declinar o seu próprio indicativo, tamanha era a confusão. Como não utilizo o "Cluster", comecei a me angustiar pois o tempo estava passando. A minha melhor condição de recepção era com a direcional (5 elementos, mono-banda) apontada para a Europa. De repente o operador "canta" HV...alguma coisa, terminando com "L"...."HV"?
Eu estava escutando o Vaticano irmmããããooo!!! Esta cidade-estado não aparece com muita freqüência não, prezado colega. Redirecionei melhor a Antenita e, com uns 110 watts mais ou menos, enviei um PY para ele. Sim. E daí? Ele me ouviu? Mesmo depois de umas 3 ou 4 tentativas?. Tás pensando que no meio daquela Zona toda a "estaçãozinha " do PY ia "chegar" lá na Terra Santa, humildezinha assim? É ruim hem!! Tá certo. Contra a evidência não existe argumento. Escutava HV com 4/4. Abaixei a potência do Rádio para uns 30 watinhos (era o suficiente para "excitar" o meu ex-NCL 2000), liguei a "chocolateira", deixei esquentar um pouco e, no momento certo, mandei um "kilinho" (não perecível) de presente. Aí a "estaçãozinha" cuspiu grosso, certo mano? Procede? Era o Stefano (HV5PUL) que -finalmente- recebia um sinal do Rio de Janeiro, nas Terras Papais. Ficou tão feliz que me enviou 2 QSL's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS7-BL