Pesquisar este blog

Páginas

3 de mai. de 2010

O que é Stand By?

Stand By é o termo em Inglês para Tempo de espera, ou seja, quando o radio está ligado, à espera de uma chamada. A corrente elétrica que o radio consome da bateria quando em espera é relativamente baixo (cerca de 30 a 60 miliampéres).

O que é a Capacidade da bateria?

A Capacidade é o valor que expressa o quanto a bateria consegue armazenar de energia.A Capacidade é especificada em miliampéres-Hora. Quanto maior a capacidade da bateria, maior será a autonomia do aparelho por ela alimentado. Exemplo: Se uma bateria de 1000 mAh (miliAmpéres hora) está alimentando um radio que consome em transmissão 500mA (miliAmpéres), podemos prever que a bateria tem uma autonomia de aproximadamente 2 horas em transmissão.

O que é efeito memória?

Efeito memória é a perda aparente de capacidade quando a bateria não é descarregada até o fim da carga. É mais ou menos como a musculatura do corpo humano. Tem que ser exercitado para apresentar a maior performance.Uma bateria de Niquel-Cadmio pode perder até 50% de sua capacidade em apenas 20 dias de uso inadequado.

Como tirar o efeito memória?

Carregando e descarregando 3 vezes normalmente é suficiente para tirar o efeito memória e devolver a bateria à sua capacidade original.



É verdade que um curto-circuito descarrega a bateria e ajuda a tirar o efeito memória? Nunca! Jamais curto circuite a bateria. Isto pode danifica-la permanentemente.

É recomendável descarregar antes de recarregar?

Sim, pois elimina o efeito memória. Nos carregadores que tem esta função, basta fazer uma vez por semana.

Qual o melhor tipo de bateria?


Basicamente, são dois os tipos de baterias utilizadas em rádios: Niquel-Cadmio ou Ni-Cd

Principais vantagens: Custo relativamente baixo

Muito robusta, suporta sobrecargas, pode ser recarregada por carregadores lentos

Vida útil superior a outros tipos (500 a 1000 ciclos de carga e descarga).

Capacidade média.

Desvantagens:

Muito suscetível ao chamado "Efeito memória”

Contém Cádmio que é um material poluente e, portanto deve obrigatoriamente ser reciclada - Não deve ser jogada no lixo.

Níquel Metal Hidreto ou Ni-MH

Principais vantagens

Boa Vida útil (cerca de 500 ciclos)

Capacidade média - cerca de 30% a mais que uma de Níquel Cádmio de mesmo tamanho.

Efeito memória reduzido ou quase inexistente.

Não contém materiais poluentes.

Desvantagens:

Custo mais elevado que as de Niquel-Cadmio.

Não suporta sobrecargas - não se recomenda carregadores lentos

Como distinguir uma bateria de boa qualidade de uma bateria ruim ou simples imitação?

É difícil, pois hoje em dia, os falsificadores são muito sofisticados.Uma boa bateria deve vir com uma garantia de qualidade, com clara identificação do fabricante e pais de origem. Desconfie do preço baratinho. Aquilo que aparenta ser um bom negócio pode ser uma dor de cabeça.

Eu tenho uma bateria reserva. Devo guarda-la carregada ou descarregada?

Tanto faz. Testes de laboratório demonstram que as baterias mantêm absolutamente o mesmo desempenho, independentemente de terem sido armazenadas carregadas ou não. Basta recarrega-las após a armazenagem.

É verdade que a primeira carga tem que ser obrigatoriamente carga lenta?

Não. A maioria das baterias foi projetada para receber carga rápida mesmo desde a primeira vez que forem carregadas. Alguns fabricantes recomendam que a primeira carga seja de 24 horas. Na duvida, siga a recomendação do manual.

O que é chamado de sobrecarga?

Sobrecarga é a carga adicional que o recarregador fornece mesmo quando a bateria já está plenamente carregada.Os carregadores tipo carga lenta, por não terem nenhum tipo de controle, normalmente sobrecarregam as baterias. Portanto não é aconselhável deixar o radio indefinidamente no carregador.

Minha bateria aquece durante a recarga. Isto é normal?

É normal que a bateria atinja até 45 ° C durante a recarga. Os carregadores bem projetados utilizam esta característica para monitorar o processo de carga. Caso a bateria apresente um aquecimento excessivo, o carregador deve ser revisado.

É verdade que uma bateria se descarrega sozinha, mesmo quando não está sendo utilizada?

Sim, isto é verdade para todos os tipos de bateria e, varia com a temperatura ambiente.Como exemplo, a auto-descarga típica de uma bateria de Níquel Metal Hidreto é:

A 25° C = 10% em dez dias (aproximadamente 1% ao dia).


A 45° C = 20% em 10 dias (aproximadamente 2% ao dia).

Nota: Todo telefone celular possui um indicador da carga da bateria. Tais indicadores servem apenas com uma referencia aproximada pois monitoram apenas a voltagem, não fornecendo uma indicação precisa. Os verdadeiros indicadores de carga (chamados de GAS GAUGE IC), são circuitos microprocessados bastante sofisticados e precisos que analisam toda energia armazenada e, normalmente não estão inclusos no telefone celular.

Posso deixar meu radio ligado na carga?

Este procedimento não é aconselhável. O procedimento correto seria carregar a bateria completamente e só voltar a recarregá-la após estar completamente descarregada. Desta forma tem-se o melhor rendimento possível da bateria.

Qual o tempo ideal de carga?

Isso depende de dois fatores: a capacidade da bateria e a especificação do carregador. É aconselhável verificar o manual do usuário para ter certeza. Entretanto, a maioria dos carregadores lentos são projetados para carregar em 10 horas e os carregadores rápidos em 3 horas ou menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS7-BL