Pesquisar este blog

Páginas

17 de mai. de 2010

A Internet e o Radioamadorismo

A Internet e o Radioamadorismo
(O papagaio entrevista Mr. Net, sobre a Internet e o Radioamadorismo)
A Internet e o Radioamadorismo
Entrevista *
Papagaio - O Sr. acredita que a Internet veio se somar ao radioamadorismo para proporcionar uma comunicação mais duradoura e de maior alcance?
MR. Net - Sim, a comunicação na irternet é duradoura porque este veículo proporciona condições de se capturar de forma concreta a informação, através do ato de salva-la no hard disk (H.D.), para ser utilizada posteriormente. Mas para sobreviver, necessário se faz  que  o rádio permaneça ativo, como elemento produtor de material para ser divulgado, compartilhado com a rede, mas nunca o rádio permitindo que a internet o substitua como instrumento de comunicação.
Papagaio - Considerando que a transmissão de um QTC pelo rádio nem sempre era na hora em que se estava ouvindo e a sua reprodução nem sempre era a mais fiel, você acha que perdia-se o momento?
MR. Net - A internet tem mais condições de guardar a informação. Mas se o tema da informação é o radio, é o próprio rádio que tem que produzi-la para posteriormente, esta informação, ser reproduzida por outro veiculo qualquer, pelo jornal, pela televisão, pela internet etc.. O rádio é um instrumento interativo, procedimento adotado na internet através dos “chat”, e essa analogia (não como único ponto comum entre o rádio e a rede) serve para se concluir que o rádio como instrumento que antecede à internet contribuiu de forma muito viva para a construção da rede.
Papagaio - Considerando o radio como um veículo de comunicação mais volátil e a internet mais duradoura, as mensagens emitidas pelo rádio eram diminuídas na sua importância?
MR. Net - A mensagem só é diminuída se colocada de forma errada.
Papagaio - No rádio ou na internet todos falam com todos independentemente da raça, nacionalidade, religião ou local onde se encontra. Considerando esta afirmação pode-se dizer que a Internet e a Rede Mundial de Radioamadorismo são iguais?
MR. Net - A principio pode-se afirmar que existe muito em comum entre o rádio e a internet, mas numa analise mais profunda, surgem os pontos de distinção. Como outros veículos a rede é utilizada também de forma comercial, enquanto que o radioamadorismo sempre foi utilizado exclusivamente como entretenimento. A utilização comercial, traz benefícios, e os que são remunerados por algum serviço qualquer, podem patrocinar outros serviçõs (o rádio, a televisão também adotam esta prática) mas isso pode, a longo prazo diminuir o espaço para as manifestações espontâneas. Enquanto que no radioamadorismo, esta espontaneidade  é prejudicada por uma legislação, que não se moderniza, carregada de restrições. Mesmo existindo uma aparente democratização na  internet existem barreiras sobretudo econômicas que impedem a sua utilização de forma massiva.
Papagaio - Com a prática adquirida ao longo do tempo, através dos contatos pelo rádio, pode-se afirmar que os radioamadores tem facilidade em contatar outras pessoas e por isso deitam e rolam na Internet?
MR. Net - Isso é muito relativo, a internet proporciona através das ferramentas de busca (AltaVista, Cade, Achei, etc.), de  forma muito eqüitativa, não só a facilidade de contato entre as pessoas, mas também a facilidade de se buscar respostas para muitas perguntas, se indaga sobre determinado assunto e raramente (muito raramente) não se obtém uma resposta. Portanto, considerando o exposto, pode-se afirmar que alguns radioamadores embasados na experiência, tenham mais facilidade, não de manter um contato mas de se comunicar.
Papagaio - A Internet substituirá o rádioamadorismo?
MR. Net - Considerando que o rádioamadorismo sempre foi e sempre será um instrumento utilizado por uns poucos aficionados, pode-se afirmar que a substituição do rádio pela Internet dependerá mais da vontade dos radioamadores do que dos internautas. A internet não tem o poder de invadir o espaço do rádio, este espaço só desaparecerá pela inércia do radioamadorismo. A internet é uma manifestação viva de modernidade e, para sobreviver o rádio necessita se atualizar, promovendo ações junto as autoridades para modernizar a legislação vigente, diminuindo as restrições. É um equivoco se imaginar que o fim das restrições provocará uma bagunça generalizada no rádio, a bagunça quando existe mesmo com a legislação vigente é de cunho exclusivamente cultural.
Merece esclarecimento a referencia feita nas primeira linhas do parágrafo anterior, sobre a “utilização do rádio por um poucos aficionados”, pode parecer uma afirmação negativa, mas a grande verdade é que só as pessoas que gostam de rádio fazem radioamadorismo.
 


*Entrevista fictícia, baseada em matéria publicada no "site" da ELECTRIL, intitulada "A Internet e o Radioamadorismo". Mesmo sendo imaginária as perguntas foram adaptadas da matéria citada e as respostas representam a opinião do promotor deste "site".




PS7-BL Braz Luciano de Natal - RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS7-BL