Pesquisar este blog

Páginas

17 de mai. de 2010

DX SEM MISTÉRIOS

O MAIOR PRAZER DO RADIOAMADOR CONSISTE EM CONTATAR A ESTAÇÃO MAIS DISTANTE IMAGINÁVEL COM A MENOR POTÊNCIA POSSÍVEL.


Com as comunicações telefônicas facilitadas o radioamador gasta menos tempo tentando passar recados para lugares incomunicáveis por outros meios. Esse tempo tem sido empregado na pesquisa de sistemas irradiantes mais eficientes e modalidades digitais que lhe possibilitam contatos à distâncias cada vez maiores com a menor potência possível.

Contatos à Distância - DX - Sem Mistérios

Sei que há muitos colegas que se sentem inibidos para a operação de DX. Os argumentos, ou desculpas, são vários:
não sei falar inglês, não vou chegar lá, e se o colega sai lascando um diálogo em inglês, como vou fazer se não tenho desenvoltura para a conversação? Ou a máxima que mais se ouve na faixa: "... para fazer DX é preciso ter um potente amplificador linear." Enfim, inventam-se barreiras tentando justificar que primeiro devo
aprender para depois fazer DX. De fato, há uma forma operacional diferenciada no DX, porém nada que não se possa rapidamente assimilar, escutando, escutando e escutando. Mas só escutar (corujar) não nos levará a lugar algum. Temos é que enfrentar o tal de DX. E aí realmente não têm mistérios.

A primeira verdade é que se você escuta o colega de DX, há grandes possibilidades de você também chegar até ele. Sem dúvidas que uma antena de alto rendimento, bem casada com nosso equipamento é decisivo. É claro que o amplificador linear poderá empurrá-lo mais longe, mas ele não lhe garante que você escutará estações que estejam operando DX. Lógico que um filtro DSP ativo melhorá a inteligibilidade dos sinais, mas não a sensibilidade de recepção.
Na verdade continua valendo a máxima do radioamadorismo:

"Mais vale um receptor sensível do que um transmissor potente."

Com relação ao domínio da língua inglesa, não se preocupe, há uma infinidade de radioamadores pelo mundo todo, que não têm capacidade de travar um diálogo em inglês e... fazem DX valendo-se dos Códigos "Q" e o fonético internacional. Se você chamou CQ DX e foi contestado e o outro radioamador começa um diálogo que você não entende nada, seja coerente, pois o objetivo do contato não é Você ou o Colega, e sim o comunicado entre as Estações, e quando ele lhe passar a palavra.

Diga-lhe seu QRA e QTH: ... my name is JOEL (ou outro) and QTH is LAJEADO (ou outro).

Se souber sua localização GRID LOCATOR diga-lhe após o QTH: Locator GG40FR (ou outro);

Dê-lhe sua reportagem: ... your "RST" is ... 579 (ou outra), dizendo em inglês "five-seven-nine", repita ;

Agradeça o contato: ... thank's for this nice QSO,

Solicite o cartão QSL via bureau (ou outro modo): ... My QSL card OK via Bureau;

Despeça-se do colega: ... All the best, seventy-three (73) and bye, bye!

Certifique-se de que você anotou corretamente o Indicativo do Colega com quem manteve o contato e que ele também tenha anotado corretamente o seu. Anote como enviar seu QSL, se via bureau, direto ou através de um "manager" (colega responsável pelo gerenciamento de QSLs de muitas estações em todo o mundo).

Pegando gosto pela coisa é certo que você irá adquirir uma fonte para localizar os colegas no mundo, hoje largamente facilitado em CD-ROM, seja o Callbook, QRZ, Buckmaster, etc... Lá você também encontrará listagem de "managers". Regra de ouro: escute, procure, conteste, registre o contato e envie o QSL. Quando você menos espera, passa de caçador a caçado, vai para o "spot dos clusters" (estações que estão no ar naquele exato momento e as respectivas freqüências) e aí é aquele festival. O "pile-up" (fila em ordem de chegada) é a decorrência natural. Todos querem contatar com sua estação. Não fuja! Em meio àquela balburdia, algum conjunto de letras você vai conseguir identificar. Coloque ordem na fila chamando pela estação da vez, dizendo only...OA9XYZ (ou outro) que você identificou; seja educado, não se esqueça do complemento mágico em qualquer idioma: ... POR FAVOR, então diga... PLEASE only OA9XYZ (ou outro). Aí ocorre a maravilha da disciplina que nos enternece. Você comanda o espetáculo. Vem só aquela estação que você chamou. Anote confortavelmente, porque depois começa tudo novamente até você ter anotado todas as estações.

É claro que nas primeiras oportunidades ficamos nervosos, suados e munhecamos. Mas todos nós iniciamos algum dia em alguma atividade. Ninguém nasceu sabendo fazer DX e a cada contato aprendemos mais conteúdo e macetes.

Quem sabe logo adiante sua estação estará participando de CONTESTES Internacionais. Num primeiro momento não entre para competir, apenas para testar a eficiência de sua estação e sua eficácia como operador. Lembre-se que PY ainda é figura rara em contestes internacionais. Portanto, outras estações estarão interessadas no multiplicador que você atribuirá a elas. Assim lhe escutarão e contestarão de qualquer maneira. Importante é conhecer as regras específicas daquele Conteste e, por favor, não se esqueça de enviar o LOG (relação dos contatos efetuados com QRZ, QTR UTC e RST) ao organizador/patrocinador do evento. Mesmo que tenha feito 1000, 100 ou somente 10 contatos.

Portanto, mãos ao PTT, ao manipulador ou ao teclado do computador. E bons DX !!!

Redigido por Joel PY3KT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS7-BL