Pesquisar este blog

Páginas

22 de set. de 2011

O QUE É UM DÍODO ?



Um díodo é um componente de larga utilização na electrónica.
Antigamente os díodos eram válvulas (um componente com o aspecto de uma lâmpada). Quando hoje se fala em díodos estamos normalmente a referir-nos ao díodo semicondutor, que é completamente diferente, embora funcione da mesma maneira, sendo embora muito mais pequeno.
O estudo do funcionamento do díodo não é muito simples, pois é preciso saber primeiro o que são semicondutores de tipo n e de tipo p e como funciona um componente com estes dois materiais unidos (junção pn). As figuras seguintes mostram o aspecto de dois tipos de díodo.
                           
As suas dimensões são pequenas, com cerca de 1 cm de comprimento. Se cortássemos um díodo iríamos encontrar uma estrutura do tipo seguinte
Sobre o funcionamento do díodo, pode adiantar-se que deixa passar corrente eléctrica no sentido de p para n e não deixa passar corrente no sentido oposto. Chama-se a este fenómeno rectificação e é tudo quanto o díodo faz.
Uma aplicação básica é nas fontes de alimentação, para rectificar a corrente eléctrica (transformar a corrente alternada em contínua).
Usa-se também em receptores de rádio como detector e em muitas outra aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS7-BL