Pesquisar este blog

Páginas

2 de nov. de 2010

A AMEAÇA DO SOL AS NOVAS TECNOLOGIAS HUMANAS

Segue em debate :
A NASA informa que a crescente atividade solar pode ameaçar os sistemas de alta tecnologia. E em seu comunicado informa :
O planeta Terra e o espaço estão a ponto de entrar em contato de uma maneira não conhecida ate agora na história humana. Para preparar-mos, as autoridades acabam de reunir-se no Space Weater Enterprise Forum de Washinton.
Richard Ficher, chefe do Departamento de HelioFisica da NASA, explica que :
“ O Sol esta despertando do seu longo látego , e nos próximos anos esperamos ver níveis muito altos de atividade solar. Ao mesmo tempo, nossa sociedade é hoje muito mais tecnológica do que anos atras e agora somos muito mais sensíveis as tormentas solares.
O parte cruel destas coisa é que temos que discutir, tormentas solares e a alta e altíssima tecnologia humana.
A Academia Americana de Ciências, (National Academy of Sciences), já falou destes problemas em 2008 num informativo chamado Severe Space Weaters Events – Societal and Economic Impacts . Neste informativo fala-se de como as pessoas do Século XXI dependerão dos sistemas altamente tecnológicos para sua vida cotidiana. Hoje quase todos nos dependemos da tecnologia como : um GPS de um satélite, de viagens de avião, de serviços financeiros, de comunicações ou de comunicações de emergência por rádio, Incluindo a Internet. E tudo isso pode silenciar por uma alta atividade solar. É que hoje em dia uma tormenta solar pode ser 30 vezes mais catastrófica do que o furacão Katrina, por exemplo : Muitos danos poderão ser menores, se as pessoas responsáveis souberem com antecedência que uma tormenta solar esta a caminho, e assim poderão colocar os satélites em “modo seguro”, desconectar transformadores essenciais para evitar danos nos sistemas elétricos. Etc. A prevenção normalmente necessita de previsão. Esta parte foi designada para a NOAA. Por isso, será essencial, a colaboração entre as NASA e a NOAA. As naves que a NASA possui nas proximidades ao Sol nos podem facilitar estas informações no mesmo instante em que acontecem na nossa estrela.
Estaremos preparados? Eis a questão.
A noticia completa em :

http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2010/04jun_swef/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS7-BL