Pesquisar este blog

Páginas

12 de nov. de 2010

MIGRAÇÃO DE COER CLASSE D PARA C

Atenção: Prazo para migração de COER classe D para C prorrogado até 01/12/2011, em conformidade com a Resolução n.º 541/2010.

As estações existentes classe D não podem ser excluídas no SCRA, senão a solicitação será considerada como inclusão de nova estação classe C, com cobrança de TFI, ao invés de migração de classe somente com cobrança do preço de serviço administrativo!

RÁDIOAMADORISMO BRAÇO FORTE MÃO AMIGA

Tirando do fundo do bau ! ... EU SINTO SAUDADES DESSE TEMPO .............

Glossário de Termos Técnicos

Harmônicos na Transmissão - Interferências hormônicas do transmissor são causadas pelas características não lineares do transmissor. Eles são criados devido aos multiplicadores de freqüência utilizados no projeto. Se um sinal harmônico estiver na banda passante do transmissor e com amplitude suficiente pode degradar o desempenho do receptor da repetidora.
Banda Passante -  É a faixa de freqüência que um filtro permitirá a passagem.
Emissões Espúrias - São emissões que podem ser atribuidas a diferentes fatores do transmissor. A geração de freqüências espúrias pode ser devido as características não lineares do transmissor, ou também pelo mal posicionamento de componentes e acoplamentos indesejáveis no layout da placa. Isso pode ser resultado de um mal projeto ou defeitos de fabricação.
Desensibilização - É uma interferência que ocorre quando há um sinal de muito forte próximo a entrada do receptor da repetidora. Normalmente ocorre quando se utiliza um duplexador mal ajustado ou duas antenas muito próximas. O transmissor da repetidora ao entrar no ar atrapalha o receptor.
Intermodulação - É uma forma potencial de interferência resultante de uma mistura de freqüências de transmissão. Essa mistura forma uma nova freqüência que pode interferir nos receptores próximos.
DTMF - Sinais sonoros gerados pelo teclado de rádio transmissores e teclados de telefone. Servem para comandar a placa controladora da repetidora.
COR - (Carrier Operated Relay) Sinal enviado pelo receptor à placa controladora para avisar que um sinal está sendo recebido.
Sinal de PTT - (Push To Talk) E o sinal enviado ao transmissor informando que deve transmitir, normalmente ativado ao se conectar ao terra do circuito.
Discriminador - Sinal de áudio do receptor antes de passar pelos filtros de áudio.
Modulador - Entrada de áudio de transmissão após os filtros de áudio.
Duplexador - Cavidades resonantes (filtros) que permitem transmitir e receber sinais em diferentes freqüências com uma mesma antena ao mesmo tempo.

O que é um QSL?


  • Radioamadores inteligentes, estavam enviando cartões de QSL por e-mail, anos atrás. Esse era, então, o único modo de enviá-los.
Mas por e-mail não é um modo muito fácil de trocar cartões. Assim, em 1998, nós criamos o primeiro eQSL e foi chamado www.QSLCard.com, e atraiu muita gente. Nosso sistema não usa e-mail. Assim você realmente não "envia" eQSLs. Ao invés, armazena seu log em um grande banco de dados. Quando um outro usuário carrega o log dele, nós olhamos todas as entradas do log que "combinam" e permite a você exibir e imprimir eQSLs desses logs "combinados".
Em abril de 2000, nós convertemos o sistema inteiro para um sistema de banco de dados mais robusto e de alta tecnologia e renomeamos nosso site para www.eQSL.cc, the Electronic QSL Card Centre.
Nós somos agora, o único sistema de troca de cartões QSL eletrônicos, com 77.1 milhões de eQSLs de 307 países atualmente "online".
E, desde que toda nossa tecnologia virtual é coberta por patentes pendentes, você pode estar assegurado de que este continuará sendo o local para manter seu log eQSL online!
  • Por que precisamos de Cartão QSL Eletrônico?
    • Cartões QSL convencionais levam tempo para escrever
    • Cartões QSL convencionais custam dinheiro para imprimir
    • Você tem que esperar muito tempo para receber um cartão QSL convencional
    • Se o seu QTH ou outro dado impresso mudar, você tem que imprimir novos cartões QSL
    • Estações raras de DX usariam muito cartões QSL eletrônicos (leia os comentários de GU3WHN)
  • Quanto custa um cartão eQSL? Nada. O serviço básico eQSL.cc é grátis. Nós apenas perguntamos se você quer fazer uma doação se você quiser usar seus próprios desenhos, ou se você quer carregar um grande número de entradas de log, ou se você quer participar das competições e prêmios que nós oferecemos.
  • Como se parece um cartão eQSL Aqui está um cartão de exemplo. Quando impresso, o cartão terá tipicamente o mesmo tamanho de um cartão QSL convencional, contanto que você não mude as dimensões para fazê-lo muito largo ou muito alto.
  • Onde posso colocar meus comentários sobre o sistema eQSL.cc? Você pode colocar seus comentários na Página de Comentários de Usuários. A página de Comentários não é um lugar para perguntas ou apresentar problemas, mas deveria ser utilizado para nos elogiar e dizer o quanto você gosta de nós. Há outros lugares para perguntas e nos ajudar com os problemas.
  • ARRL aceita eQSLs para diplomas e competições? Não. ARRL planeja ter seus próprios mecanismos para submeter os logs para o DXCC. Você precisará "baixar" um software especial de log para o Logbook deles para o mundo. Veja a página de informações do DXCC para detalhes.
  • Como impedem o envio de eQSLs fraudulentos? Qualquer usuário do eQSL.cc que quiser ter sua autenticidade garantida, pode enviar uma foto escaneada do operador ou da Licença de Estação ou da Licença de Rádio Escuta (SWL). Nós verificaremos se é uma licença válida emitida com indicativo de chamada do usuário. Então nós emitiremos um certificado de Autenticidade Garantida e colocaremos o logo Authenticity Guaranteed cada eQSL emitido. Isso é equivalente a uma assinatura digital.
Nós também iniciamos um novo programa, no qual um Fiador Voluntário pode autorizar um usuário. Quando 3 desses voluntários tiverem emitidos certificados de Autenticidade Garantida pelo eQSL.cc ter aprovado um novo usuário, esse usuário terá automaticamente emitido o Certificado de Autenticidade Garantida. Para mais detalhes, leia a página Autenticidade Garantida.
  • Como o eQSL.cc ganha algum dinheiro com isso? Nós não ganhamos. Nossas despesas são cobertas por uns poucos patrocinadores e por donativos de usuários que acham nosso serviço valioso.
  • Por que vocês não listam todos os cartões eQSL? Para que os cartões de QSL eletrônicos sejam amplamente aceitos pelas autoridades de competição e diplomas, deve haver segurança suficiente em lugar prevenir fraude.
Se você é o destinatário autorizado de um cartão QSL, você deveria poder olhar em seu livro de registros e achar o indicativo, dia, hora, banda e modo de cada QSO que você quer receber um QSL. Se você for um usuário registrado, você receberá uma lista de todos os cartões QSL que o esperam, mas mostrará somente o inicativo. Você deverá carregar as entradas registradas coincidindo com todas as informações corretas. Uma vêz que sua Caixa de Saídas exceda a sua Caixa de Entradas, você poderá exibir e imprimir os eQSLs para todas as entradas de registro.
  • Qual é o endereço de correspondência de vocês? eQSL.cc
    1828 Glenbrook Ct
    Bedford, Texas 76021
    USA
  • Eu preciso enviar um e-mail para outro radioamador quando enviar um cartão? Não se em todo fim de QSO você disser "QSL VIA EQSL.CC"! Isso não é muito mais fácil que ficar lembrando o e-mail atualizado de cada um?
Se você não mencionou o eQSL.cc ao final de seu QSO e você tem um e-mail, você pode sempre enviar um e-mail indicando que seu QSL encontra-se disponível no eQSL.cc.
  • Como eu posso entrar em contato com o remetende de um eQSL? Você pode contatar o remetente clicando no INDICATIVO de alguma entrada de registro da sua Caixa de Entradas.
  • Quero desenhar meu próprio cartão Você não precisa preparar um cartão completo. Nós fazemos isso para você. Tudo o que você precisa é nos fornecer suas informações fixas (assim como seu indicativo e endereço) e selecionar um dos diferentes números de desenhos, e nós geraremos os cartões.
Mas, se deseja usar uma imagem personalizada em seu cartão, você mesmo pode escanear a foto e nos enviar ou enviá-la pelo correio e nós a escanearemos para você. Veja em Meu desenho de eQSL e você pode carregar um gráfico de 320 x 240 pixel para o estilo de cartão 1, ou um gráfico de 528 x 336 pixel para o cartão estilo 2 ou 3, ou você pode selecionar a opção de nos enviar seu cartão pelo correio e nós e escanearemos para você.
Os gráficos para o seu cartão precisam ter dimensões apropriadas em pixel para que possam ser impressos adequadamente. Se você tem uma imagem escaneada em um tamanho diferente, ela deve ter ao menos uma relação de 5.5: 3.5 (Estilo 1), ou uma relação de 4:3 (Estilo 2 e 3). O ideal é que ela tenha cerca de 15-20Kb de tamanho para um download rápido para os radiomadores que tenham um modem de baixa velocidade. (Você certamente não deverá exceder o tamanho de 60Kb mesmo para imagens complexas!)
  • Como posso manusear cartões SWL? Quando um usuário fixa na caixa de checagem SWL/HAM o perfil dele como SWL, força todos os cartões que entram e saem a dizer 'Confirmando Recepção SWL' em vêz do habitual 'Confirma nosso 2-WAY QSO'. Se você é um SWL, verifique em Meu Perfil se você montou como SWL. Se você é um radioamador, quando enviar um cartão a um SWL o teor correto será automaticamente colocado em seu cartão.
  • Como eu uso o sistema para receber um QSL de alguém? Se você não é registrado, clique no link Retirar Cartão QSL, coloque o Indicativo, dia, hora e banda do QSO, e se o cartão tiver sido enviado, você poderá ver o QSL e imprimí-lo através do botão IMPRIMIR do seu navegador.
Se você é registrado, pode usar a técnica acima para retirar um único cartão, ou você pode usar o método mais rápido de Listar todos os QSLs recebidos. Naquele caso, antes do cartão ser impresso, você deve carregar o seu registro no sua Caixa de Saída.
Uma vêz que você esteja vendo a lista, você pode clicar no botão "Display/Print" e abrirá uma nova janela contendo o cartão. Você pode imprimir se quiser.
  • Como posso deletar um cartão após tê-lo retirado? Você não precisa deletar os cartões depois de tê-los impressos. O remetente é que deve manter os registros dele, e para fins de competições e prêmios que estamos planejando, é necessário manter todos os registros em nosso banco de dados. Assim, você não precisa fazer nada. Uma vêz que os cartões foram exibidos, eles são automaticamente movidos para seu Arquivo. Desse modo, somente os cartões novos (ou aqueles que você ainda não viu/imprimiu) permanecerão em sua Caixa de Entradas.
  • Como posso usar esse sistema para enviar cartões QSL? Primeiro, você deve se registrar. Então você pode especificar as informações fixas que vão em todos os cartões QSL. Isso pode ser editado a qualquer momento na página Editar Seu Perfil. Então especifique o estilo do seu cartão, layout, cores e fontes na página Meu desenho de eQSL.
Então, após entrar com seu registro no sistema (para identificar-se de modo seguro conosco) você tem duas opções para enviar cartões QSL:
1.     Você pode entrar com um cartão a qualquer momento usando o link Entrada Manual de Registros.
2.     Você pode carregar um arquivo de registros de um dos muitos programas de registros que suportam o formato ADIF.
Não há mais nada que você precise fazer. Quando outros entram no eQSL.cc, eles podem ver se você entrou com um registro que inclui o indicativo deles, e assim, quando forem retirar, o sistema gerará o cartão QSL automaticamente.
  • Como saberei se há novos eQSLs para mim?
    • Se você ainda não é registrado, cheque para ver se outros radioamadores são usuários registrados do sistema usando a "Procura de Indicativos" no canto superior esquerdo da página principal. Se aquele radioamador é usuário registrado, você pode então usar o link Retirar Cartão QSL para obter o seu QSL de um QSO em particular.
    • Se você é registrado, entre com sua senha e siga ao link Caixa de Entradas.
  • Como posso avisar o destinatário que há um cartão QSL meu para ele? Quando você usa a entrada de registro manual (uma entrada por vêz) há um botão no fim que pergunta se você quer avisar seu destinatário que você enviou um QSL à ele. No momento, isso somente funciona se o destinatário for um usuário registrado do eQSL.cc (assim, nós temos o endereço de e-mail dele em nossos arquivos. Se ele não for registrado, então o botão não aparecerá.
  • Me registrei mas nunca recebi um código de registro em meu e-mail! Se após 15 minutos ainda não chegou nada (responder por Internet às vezes demora), clique aqui e nós reenviaremos imediatamente ao seu e-mail.
Se seu endereço de e-mail estivesse com algum erro, nosso sistema totalmenta automatizado teria recebido uma mensagem sobre isso. Se você acredita que esse é o caso, clique aqui e você poderá realizar qualquer mudança e nós reenviaremos o seu código.
  • Eu clico o botão Exibir/Imprimir e não acontece nada Se você está usando Microsoft Internet Explorer, no menú principal clique em Ferramentas, Opções de Internet, Segurança e Nível Personalizado
    Selecione ATIVAR em SCRIPTS ATIVOS.
    Se você está usando Netscape Navigator, certifique-se de que o JAVASCRIPT esteja em ON.
  • Alguém me enviou um eQSL com informação incorreta, ou me enviou duplicatas Somente o remetente pode corrigir erros nos cartões eQSL que você recebeu. Você pode contatar o remetente e informá-lo sobre o problema, clicando no INDICATIVO do registro incorreto na sua Caixa de Entradas. No caso de duplicatas, nosso sistema previne entrada de registros duplicados, mas se houver uma pequena diferença (por exemplo, o modo é "PSK" em um cartão e "PSK31" em outro), então os registros não são considerados duplicados e você precisará discutir o problema com o remetente do cartão.
  • Alguns eQSLs já vistos permanecem não sombreados na lista. Esse é um problema que pode ocorrer se houver 2 ou mais registros de entrada com dados muito parecidos, como por exemplo, 2 QSOs onde a diferença entre um e outro é de apenas alguns poucos minutos.
  • Estou tendo problemas com os "Cookies" Os "Cookies" são um meio para nós reconhecermos como você navega no eQSL.cc. Eles adquiriram uma má reputação quando alguns anos atrás as pessoas pensaram que pudessem ser utilizados roubar informações de identificação pessoal. Não há verdade nisso. A única coisa que obtemos do seu "Cookie" é o que armazenamos nele, como seu INDICATIVO e sua SENHA. Sem os "Cookies", nós não poderíamos oferecer esse serviço, porque você teria que reentrar com seu indicativo e sua senha EM TODAS AS TELAS! Nós usamos um "cookie" que só é mantido enquanto você está navegando e se apaga quando você sai do eQSL.cc, assim ele não fica gravado em disco como os "cookies" de alguns outros sites. Leia o relatório do Departamento de Energia Norte Americano dobre a segurança dos Cookies.
    • No Internet Explorer, você pode habilitar os Cookies em FERRAMENTAS -> OPÇÕES (ou OPÇÕES DE INTERNET) -> SEGURANÇA -> NÍVEL PERSONALIZADO.
    • No Netscape, mude suas configurações para ACEITAR TODOS COOKIES ou ACEITAR SOMENTE OS COOKIES QUE SÃO MANDADOS DE VOLTA ORIGINADOS DE UM SERVIDOR. Dependendo da versão, você pode encontrar Cookies em EDITAR -> PREFERENCIASS -> AVANÇADO no menú do seu navegador.
  • Fiz uma doação usando o PAYPAL mas não aparece em meu status Às vêzes, o PayPal não envia à nós o seu indicativo quando você faz um donativo, e ficamos impossibilitados de corresponder seu donativo em sua conta. Se isso acontecer, por favor entre em contato com nosso Webmaster e nos dê a data do seu donativo, seu nome completo e seu indicativo. Nós pesquisaremos e ficaremos felizes em fazer a correção para dar seu crédito.
  • Não tenho scanner. Como posso obter minha Autenticidade Garantida? Se você não pode encontrar um amigo com um scanner, há 2 opções:
0.     Encontre alguém que você saiba que tem um certificado de Autenticidade Garantida. Peça a essa pessoa que seja um Fiador Voluntário. Se você puder encontrar 3 pessoas para garantí-lo, você não precisa de um scanner. OU,
1.     Você pode fazer uma fotocópia de sua licença e nos enviar pelo correio. Envie para nosso endereço junto com um donativo para ajudar a cobrir nossos custos de escanear, verificar e carregá-lo.
  • Estou usando o AOL e tenho problemas Nós recebemos relatos de alguns usuários que não conseguem entrar ou retirar cartões porque recebem mensagens de erros. Há 2 problemas com AOL.
0.     Eles usam uma versão personalizada do navegador que não envia apropriadamente os formulários, e
1.     Eles usam um "cache" nas páginas de seus sistemas para conservar a largura da banda, o que faz com que nosso sistema não trabalhe adequadamente.
Esse problema não é exclusivo do eQSL, mas de muitos outros sites de eCommerce. Em 20 de fevereiro de 2001, nós adicionamos algumas instruções em nosso software para tentar forçar o AOL parar com os caches das páginas, mas nós não garantimos que vá funcionar sempre. Gostaríamos que houvesse uma solução mais fidedigna, mas o melhor que você pode fazer é baixar o último navegador diretamente da Microsoft, e tentar usar um ISP diferente do AOL. Nós estamos trabalhando para encontrar a melhor solução, mas o AOL não está exatamente ansioso em mudar o seu sistema de navegador.
  • Estou recebendo mensagens de erros depois de enviar um formulário, tais como ERRO UCASE(CALLSIGN) Isto pode ser causado por algumas coisas:
    • Usando AOL (veja Problemas com navegador AOL) - Tente usar um navegador diferente.
    • Falta de memória em seu computador - Feche seu navegador, termine alguns programas e reinicie seu navegador. Se isso não resolver, reinicie seu computador.
  • Estou recebendo mensagens de erro "Server Busy" com a posição 26 Esse erro indica um problema temporário no servidor. Normalmente ele se resolve em alguns segundos ou em alguns minutos no máximo. Tente novamente clicando no botão ATUALIZAR do seu navegador.
  • Esse sistema elimina QSLs duplicados automaticamente? Sim, ambas as entradas manual e carregar um arquivo ADIF são conferidos para não haver nenhum registro idêntico já em nosso banco de dados. Qualquer registro com o mesmo Indicativo, Data, Hora, Minuto, Banda e Modo que outro já existente em nosso banco de dados, será considerado duplicado. Quando você fizer um registro manual ou carregar um arquivo, uma mensagem de erro aparecerá indicando a DUPLICIDADE. Assim, você não terá nenhuma duplicidade. Mas se houver alguma diferença muito pequena nos campos chaves (por exemplo, o Modo é "PSK" em um cartão e "PSK31" em outro), então as entrada não são consideradas duplicadas, e você terá que discutir o problema com o remetente do cartão. Se você encontrar alguma duplicata, por favor deixe-nos saber todos os detalhes, assim podemos pesquisar o problema.
  • Meus cartões são impressos fora dos tamanhos 3.5 pol. (9 cm) por 5.5 pol. (14 cm) Infelizmente, o conceito inteiro de navegadores e HTML está baseado na idéia que o USUÁRIO (não nós os programadores) deveria ter controle do tamanho e formato da página impressa. Assim, nós do eQSL.cc somente podemos fazer com que seus cartões cheguem o mais próximo possível do tamanho ideal que é de 3.5 pol. (9 cm) por 5.5 pol. (14 cm). Então você precisa usar a seguinte combinação para ajustar o tamanho da impressão:
0.     Tente mudar o tamanho da janela arrastando a borda direita inferior que contém o cartão QSL.
1.     Tente mudar o tamanho da fonte do seu navegador. Geralmente, as fontes pequenas se aproximam mais do tamanho ideal.
NOTA: Os cartões estilo 2 e 3 são impressos nas dimensões corretas. (Esses estilos imprimem o texto sobre o gráfico, em vêz de em volta dele.)
  • Perdi meu log do meu computador. Posso baixar meu logbook do eQSL no formato ADIF e importá-lo ao meu programa de log? Sim, você pode baixar NOSSA cópia do seu livro de registro, mas lembre-se de que a cópia só contém esses campos:
    Data,Hora, Indicativo, Banda, Modo, RS(T) enviado e comentários.
    Nenhum outro campo é arquivado em nosso banco de dados. Isso significa que você não poderá recuperar o RS(T) RECEBIDO. Assim, por favor, considere isso SOMENTE como uma recuperação de emergência catastrófica, e não confie em nós para manter uma "cópia" de seus registros para você. Você pode clicar aqui para baixar seu arquivo de registros no formato ADIF.
  • Tenho mais de um indicativo. Como eu poderia manusear isso? Desde que você deseje que pessoas possam ter acesso aos cartões eQSL dos QSOs de cada um dos seus indicativos, o que você deveria fazer é registrar uma nova conta de usuário para cada indicativo.
Nosso sistema permite que você saia dele a qualquer momento e assim pode retornar com um indicativo diferente.
Entre com os QSOs administrados por cada indicativo na sua correta conta de usuário, assim as possoas podem retirar eQSLs de cada um de seus indicativos, e eles terão o indicativo correto, QTH, e outras informações neles.
  • Meu e-mail está diferente do que vocês tem no arquivo. O que devo fazer? É imperativo que nós tenhamos o seu e-mail correto em nossos arquivos. Se você já é registrado, por favor vá em Editar Perfil e corrija seu e-mail.
Se você se registrou há pouco, e seu endereço de e-mail está incorreto em nosso banco de dados, nosso sistema completamente automatizado terá recebido um e-mail sobre isto. Se você acredita que esse é o caso, volte e tente registrar-se novamente, e nós o incitaremos a corrigir o endereço de e-mail e reenviaremos seu código.
  • Quero trocar minha senha. O que devo fazer? Vá em Editar Perfil e mude sua senha.
  • Por que vocês não são chamados "eQSL.com"? O que é "cc"? Quando os nomes de domínio foram abertos para permitir que empresas fora dos Estados Unidos usassem o domínio .com há alguns anos, uma empresa francesa registrou eQSL.com e mantém isso em reserva desde então. A aplicação deles não tem nada a ver com radioamador ou cartões eQSL.
Entretanto, você pode nos encontrar sob:
    • eQSL.cc
    • eQSL.org
    • QSLCard.com
    • QSLCards.com

O QUE O RÁDIOAMADOR NÃO FAZ PELA COMUNICAÇÃO.......VEJA ISSO

Pau no nome dele (um fato bastante curioso)

Curiosidade - A origem da palavra “HAM”

A palavra “HAM” usada em 1908 foi a chamada (CALL) da primeira estação amadora sem fio operada por alguns radioamadores do Club de Rádio de Harvard. Eram eles ALBERT S. HYMAN, BOB ALMY e POOGIE MURRAY. No início, eles chamavam sua estação de “HYMAN- ALMY-MURRAY”. Mas bater em código um nome tão longo logo se tornou cansativo e foi necessária uma revisão de nome. Eles mudaram o nome para “HY-AL-MU”, usando as duas primeiras letras de cada um dos seus nomes. No início de 1901, houve certa confusão entre o sinal da estação “HY-ALMU” e um navio chamado “HYALMO”. Então, eles decidiram usar apenas a primeira letra de cada sobrenome e a chamada da estação passou a ser “HAM”. No início da época do radioamadorismo não regulamentado, os operadores escolhiam suas próprias freqüências e seus indicativos. Mais tarde, assim como hoje, alguns radioamadores tinham melhores sinais do que os das estações comerciais. A interferência resultante chegou ao conhecimento dos comitês do Congresso em Washington, e o Congresso dedicou-se bastante à legislação proposta para limitar a atividade do radioamadorismo. Em 1911, ALBERT HYMAN escolheu o PROJETO DE LEI PARA REGULAMENTAÇÃO DE REDE SEM FIO como tópico para Tese em Harvard. Seu instrutor insistiu que uma cópia deveria ser enviada para o Senador DAVID L. WALSH, membro de um dos comitês encarregados pelo Projeto de Lei. O Senador ficou tão impressionado com a Tese que pediu a HYMAN que comparecesse perante o comitê. ALBERT HYMAN compareceu, descreveu como a pequena estação foi construída e quase chorou quando falou ao comitê lotado que se o Projeto de Lei fosse aprovado, eles teriam que fechar a estação porque não teriam condições financeiras para arcar com a taxa de licença e com todos os outros requerimentos que tal Projeto iria impor sobre as estações radioamadoras. Começou o debate no Congresso sobre o PROJETO DE LEI PARA REGULAMENTAÇÃO DE REDE SEM FIO, e a pequena estação chamada “HAM” tornou-se um símbolo para todas as pequenas estações radioamadoras do país que imploravam para serem salvas da ameaça e da ambição das grandes estações comerciais que não as desejavam por perto. Finalmente, o Projeto chegou ao piso do Congresso, e cada orador falou sobre a “...pobre estaçãozinha HAM”. Foi assim que tudo começou. Você pode encontrar a história completa no Registro do Congresso. A publicidade nacional associou a estação “HAM” aos radioamadores. Desde então e provavelmente enquanto existir o radioamadorismo, um radioamador foi e será chamado de “HAM”.
Email enviado pelo amigo PU2KKJ Ribeiro de Sta Barbara D'Oeste SP
às 10/22/2010
20/10/2010

CUIDADO FIQUE ATENTO AMIGO RÁDIOAMADOR

Venho através de esta informar que a Anatel não envia email de cobrança de débitos com a Anatel, o amigo Geraldo PU2 TUI de Americana SP recebeu um email deste e informou hoje pela manhã (08/11/10) na repetidora 146730 de Piracicaba SP, como ele ficou com duvidas sobre o tal email ele fez a seguinte coisa:
1ª Não abrir, pois se trata de um vírus que se aloja no seu equipamento.
2ª Entre no site da Anatel com a sua senha e CPF caso vc tenha cadastro já caso não tenha faça, pois só por este site vc saberá se tem algum debito com a entidade.
3ª Como os site aberto com sua devida senha solicite pelo próprio site uma certidão negativa de débitos na opção Boletos, que isto é online vc receberá a resposta em seguida.
Esta informação é de utilidade publica para os amigos radiamadores.

satélite bolinha - Curta metragem

8 de nov. de 2010

Radioamadorismo ainda atrai muitos seguidores

Radioamadorismo ainda atrai muitos seguidores

Hobby persiste mesmo com o avanço tecnológico














Cinco de novembro é comemorado o Dia do Radioamador. Apesar do avanço tecnológico, em plena era do celular e da internet, o hobby ainda atrai muitas seguidores. Equipamentos que começaram a ser usados no início do século passado e que serviram de base para toda a comunicação moderna ainda são utilizados para ajudar, fazer amigos e entreter.

Antena, rádio e muitas histórias para contar. No radioamadorismo o aposentado José Parahyba é py4jps, linguagem própria para comunicação no mundo inteiro. Foi mandando notícias para casa quando estava em Goiás, há 28 anos, que ele se apaixonou pelo meio de comunicação. As informações não param de chegar. O poder do rádio encanta o aposentado tanto que no carro ele tem outro. É um companheiro de pescarias.

E se engana quem pensa que o avanço da tecnologia é uma ameaça ao radioamadorismo. A internet, por exemplo, tem sido usada como uma importante ferramenta. João Pereira Dias, radioamador há 23 anos, tem o computador ligado ao rádio e ainda tem um programa que envia mensagens em código Morse.





Pela responsabilidade de poder ouvir e transmitir mensagens os interessados têm que fazer cadastro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Só no escritório dele são cinco aparelhos. O sexto está no carro e, antena, são sete. Paixão que é quase um vício.

O professor José Lahor até perdeu as contas de quantos cartões recebeu de pessoas com quem fez contato ao longo dos 52 anos, em todo o mundo. Procurar nas frequências uma voz amiga para uma conversa é um prazer que ele deseja que se espalhe para novos praticantes.

5 de nov. de 2010

05 de Novembro - Dia do Radioamador

A fixação de 05 de novembro como o DIA DO RADIOAMADOR foi em razão de que, nesta data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicou, sob o nº. 16.657, o Decreto que regulamentava as estações de radioamadores existentes no Brasil. O referido Decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil.

Os radioamadores tem sido os pioneiros nas telecomunicações.
Eles ajustavam e experimentavam, tentavam isso e aquilo, sempre com o propósito de aumentar o alcance da comunicação ou a eficiência do equipamento. Os radioamadores foram os primeiros a demonstrar a grande utilidade das ondas curtas e foram tamb& eacute;m os pioneiros no uso do espectro das ondas de VHF e UHF. Foram os primeiros a projetar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo e contribuíram bastante para a pesquisa da radiopropagação. Das pesquisas e experimentações radioamadoras nasceram as tecnologias que possibilitam, hoje, o uso dos celulares e das comunicações via satélite.

Mas o radioamadorismo também, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando os outros meios falham ou estão sobrecarregados. A história do radioamadorismo contém um impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção, e at&e acute; mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam. Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas por seu esforço.Os radioamadores consideram essa assistência um DEVER e estão sempre pronto para SERVIR a humanidade.

E no Movimento Escoteiro a presença do radioamadorismo é uma realidade e a chamados de RADIOESCOTISMO.
RÁDIOESCOTISMO é o nome que se dá ao uso de equipamentos de rádio como suporte e incremento às Atividades Escoteiras; é mais um atrativo para os jovens e mais segurança para os adultos. Através de uma Estação de Radioamador, é possível estabelecer contatos entre, por exemplo, nosso acampamento e a sede do Grupo Escoteiro ou ainda, do nosso acampamento ou de nossa sede, contatar Es coteiros e Radioamadores em outros Estados do Brasil e ao redor do mundo inteiro.

B-P (Baden-Powell - fundador do Movimento Escoteiro), sempre alerta, acompanhou a evolução do rádio, naquela época totalmente dependente dos que (mais tarde) viriam a ser radioamadores.
Em “The JOTA Story”, Len Jarrett, 1993, publicação da WOSM, há duas citações suas:
Em 1913, quando a revista “Wireless Word publicou um esquema da Compahia Marconi com instruções de como montar um telégrafo sem fios, dirigido a Movimentos de Jovens, B-P teria comentado que “o rádio está se tornando um “hobby” favorito dos rapazes, e é de muito valor para eles, porque há muito futuro. Desejo que os escoteiros, custe o que custar, façam muito uso desta oportunidade que lhes é oferecida, porque certamente farão um bom trabalho e esse tipo de interesse lhes trará uma enorme recompensa no futuro”.
A outra citação ocorreu em 1922: “O que está se tornando a maior mania entre os jovens? A Radioescuta e toda a sua tecnologia”.

3 de nov. de 2010

Emocionante!!! Parabéns para todos que fizeram parte desta grande confraternização!!! Bravo, Bravo, Bravíssimo!!! Chefe Braz 16º Grupo de Escoteiros “OLAVO BILAC” Natal-RN

VEJA COMO FUNCIONA O "JAMBORRE NO AR" A MAIOR ATIVIDADE ESCOTEIRA DO MUNDO UM MOMENTO ESPECIAL PARA OS ESCOTEIROS

Momentos de Humor II

Momentos de Humor Tadela ( Cigarro MATA )

Vídeos interessantes pra voçê tirar suas duvidas

QSO ENTRE ESTAÇÕES DE RADIOAMADORES


2 de nov. de 2010

Dicas para cabo coaxial

Para relembrar - Ética operacional

Os princípios éticos são a base de um radioamadorismo sadio, fraterno e construtivo e visam proporcionar a harmonia e o entusiasmo humano. Lembre-se que o radioamadorismo é um contínuo processo de aprendizado.Nós aprendemos através de instruções, e os comentários abaixo fornecerão princípios básicos para uso consciente de nossa QRG.
O Coordenador da Rede ou Rodada é o responsável pelo fato de ser a mesma conduzida de maneira ordenada e cortês e que não perturbe outros comunicados.
Nenhum operador ou rede individual tem o direito exclusivo a uma freqüência específica, a menos que esteja conduzindo tráfego de emergência.
O uso da freqüência pertence aquele que a está ocupando no momento
Não interrompa no meio de uma conversação, se você pretende fazer uma chamada a outra estação ou pretende juntar-se ao grupo, ou rodada.
Espere, ao menos, até que o câmbio da estação que está com a palavra termine e, só então anuncie seu indicativo de chamada depois que a estação que estiver falando desligar o PTT ou VOX.
“BREAK” SÓ É PERMITIDO em casos de comprovada EMERGÊNCIA.
Identificar uma estação com : “boa tarde”, “bom dia”, “estou chegando aí ?” “oportunidade”, “chego“, etc  não são formas aceitáveis de identificação.
Provocam um retorno inútil de câmbio, que poderia ser evitado, por exemplo “bom dia de quem ?”, “quem chamou ?”, “oportunidade para quem ?” e por aí afora.
Se você achar que uma nova estação chegou à freqüência e não sabe quem você é por bom procedimento operacional, dê-lhe seu indicativo de chamada e nome.
Mesmo que a estação seja de seu melhor amigo, se não é sua vez de falar, não entre na QRG, não o cumprimente, não lhe dirija a palavra. Espere a sua oportunidade de falar, dentro da seqüência natural.
Deixar a freqüência “a quem de direito” normalmente gera certa confusão logo após.
É desagradável desenvolver conversação bilateral com os demais à parte, em uma rodada.
Não faça comentários durante a conversação de outros. É deselegante.
Use frases elegantes em sua conversação. Evite palavreado chulo, palavras e ou jargão de sentido duvidoso e impróprio das bandas de radioamador, de forma que não venha ferir a suscetibilidade dos que estão escutando.
Lembre-se que sua transmissão está sendo ouvida por muitos radioescutas, inclusive por monitores e rastreadores de banda.
Do que disser nas faixas dependerá o conceito que cada ouvinte fará do radioamadorismo brasileiro.
Não interrompa quem está falando, salvo se tiver algo muito importante a acrescentar. Interromper uma conversa é tão deseducado em rádio como pessoalmente.
Evite criticar pela faixa, ou comentar assunto de que não tem real conhecimento.
A crítica pela faixa pode assumir graves proporções e causar males irreparáveis.
Não extravase sentimentos negativos pela faixa quando uma medida ou atitude dos Órgãos Diretivos não lhe agradar, ou quando uma falha administrativa causar dissabor.
Procure o diálogo com sinceridade. Evite enfileirar-se com os que, por motivos inconfessáveis, procuram tudo denegrir e aviltar.
Os comunicados devem ser amistosos e compreensivos. A maneira de fazer as coisas é tão importante quanto as coisas que devem ser feitas.
Ajude os menos experientes.  Faça isso de forma elegante, desinteressada e paciente.
Guarde sigilo quanto às comunicações eventualmente ouvidas em outras faixas, que não as de radioamador.
Evite fazer crítica a outros modos de transmissão pelo fato de não se dedicar a esta ou aquela modalidade operacional.
Se você tiver necessidade de um QSO mais demorado será demonstração de camaradagem e consideração aos demais colegas procurar uma janela fora dos segmentos de DX.
O trote pela QRG, embora seja gozado para quem o pratica, predispõe a outra parte a ficar desconfiada, insegura e sempre na expectativa de um novo trote. Isso poderá fazer com que, em situações emergenciais, ela não acredite naquilo que esteja ouvindo.
Jamais suprima parte de indicativo de chamada. Somente completo ele é exclusivo.
Quando se tratar de um QTC de emergência ou SOS, interrompa o QSO dando prioridade exclusivamente ao operador que está de posse do QTC/SOS na QRG.
Se você tem uma “Estação Poderosa”: deve ser o primeiro a colaborar para que todos “tenham sua vez”.Será fácil para você aguardar o término do contato já estabelecido, torcer por ele e depois então, caçar a figurinha.O companheiro do contato anterior vai ficar contente com o colega que teve a consideração de aguardar o término de seu QSO.
É extremamente desagradável ouvir que este ou aquele colega impediu ou dificultou o outro com QRM ou sinais de sua estação.
Faça sempre saber que você evita contatar estações que sejam violadoras habituais dos preceitos básicos de ética operacional.
Respeite as freqüências das Expedições de DX. Evite entrar em sua QRG em desacordo com as normas da boa operação e da ética radiomadorística. Muito esforço foi previamente desenvolvido até se conseguir chegar “ao ar”. Os operadores trabalham em condições difíceis, tem que ser verdadeiros malabaristas para atender milhares de chamados do mundo inteiro. Os equipamentos muitas vezes ficam em cima de pedras ou mesmo no chão.
Os expedicionários se alimentam a base de conservas passam noites mal dormidas são perturbados por insetos e, tudo isso, para proporcionar ao resto do mundo a oportunidade de faturar mais uma “figurinha” ou um novo país para o DXCC.
Não entre em cima de colega que já iniciou a contestação a um CQ. Dê-lhe a chance  para concluir seu contato antes que você tente seu chamado.
Antes de acessar uma repetidora, primeiro escute para familiarizar-se com as características de seu funcionamento.
Ao iniciar um contato comunique que você está na freqüência informando seu prefixo
Faça uma pausa entre as transmissões. Isso permitirá que os outros radioamadores também comuniquem a presença na freqüência .
Respeite os responsáveis e mantedores de repetidoras. Embora instaladas no alto de torres, edifícios e montanhas, elas não caem do céu.
Geralmente um grupo de pessoas se empenha colocando o serviço à sua disposição.
Os câmbios “espada” (câmbios muito longos) podem impedir que alguém utilize a QRG mesmo que esteja com alguma emergência.